São Sebastião do Passé: Campanha para retirada de carros pesados estacionados ao longo das avenidas tem o apoio da população.

A população Sebastianense, não aguenta mais, sofrer, com caminhões e ônibus, está estacionados, nas Avenidas Ernani de Oliveira Rocha e São Sebastião.

São Sebastião do Passé: Campanha para retirada de carros pesados estacionados ao longo das avenidas tem o  apoio da população.

Maio Amarelo! Temos um recado importante para você, condutor de caminhão da nossa cidade. Precisamos nos conscientizar sobre a nossa responsabilidade para um trânsito mais seguro. Apoie essa campanha, juntos salvamos vidas!

Os Sebastianenses, vem sofrendo com esses transportes parados em toda avenida, já aconteceu, vários crimes e atentado ao pudor, assistidos pela população, por famílias inteira, as reclamações são inúmeras, sempre responsabilizando as autoridades, os donos dos veículos, reclamam que não tem um espaço para guardar com segurança o  que o meio de sustento das suas famílias, agora, o debate foi lançado, onde serão colocados esse veículos pesados, a população espera pela retirada e a liberdade de caminhar livre e com mais segurança por todas as avenidas, a Prefeitura lançou a campanha, pedindo a colaboração de todos.

O Movimento Maio Amarelo foi criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária em 2014, com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo.

O Maio Amarelo é um movimento internacional, apartidário, de conscientização para redução de acidentes de trânsito. Tem como objetivo chamar a atenção da população para o alto índice de mortes e feridos no trânsito no Brasil, e em todo o mundo e, assim, colocar em evidência o tema da segurança no trânsito. Além de mobilizar toda a nossa sociedade para disseminar conhecimento e trazer ações que garantam essa segurança para o cotidiano.

Esse movimento realça a importância da união de todos os setores e segmentos da sociedade para discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, conscientizando todos para a segurança no trânsito, nas mais diferentes esferas, com o objetivo principal de salvar vidas. Portanto, é um movimento que busca envolver órgãos de todas esferas governamentais, empresas, entidades de classe, associações, academia, federações e sociedade civil organizada.

O tema do Movimento Maio Amarelo desse ano será “Juntos salvamos vidas”, em consonância com o que foi estabelecido pela Resolução Contran nº 871, de 13 de setembro de 2021, para as campanhas educativas do ano de 2022. Destaque-se que esse também é o lema do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) para esta próxima década. O "Juntos Salvamos Vidas" traduz os objetivos do movimento quanto a enfatizar a relevância do contexto da segurança viária, da educação, informação e mobilização da população para um comportamento mais seguro e pacífico no trânsito.

Justificativa 

Em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito, e, com isso, o mês de maio tornou-se referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza, e um único momento, no primeiro semestre de cada ano. Ademais, no segundo semestre o Sistema Nacional de Trânsito concentra suas ações durante a Semana Nacional de Trânsito, instituída pelo Código de Trânsito Brasileiro, ficando os 18 a 25 de setembro destinado para estas ações.

As ações do Maio Amarelo estão alinhadas às diretrizes da Nova Década Mundial de Ações pela Segurança do Trânsito (2021/2030), fazendo com que as campanhas busquem conscientizar a população sobre a importância da mudança de atitude de cada um, evidenciando nossa vulnerabilidade e chamando a atenção para a nossa responsabilidade em relação à segurança de todos, seguindo-se as recomendações contidas no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), instituído pela Lei 13.614, de 11 de janeiro de 2018, e pela Resolução Contran nº 870, de 13 de setembro de 2021.

Da mesma forma, esta ação encontra-se alinhada com a Política Nacional de Trânsito (PNT), instituída pela Resolução Contran nº 514, de 18 de dezembro de 2014, que constitui-se como o marco referencial do país para o planejamento, organização, normalização, execução e controle das ações de trânsito em todo o território nacional. Com diretrizes que visam assegurar a proteção da integridade humana e o desenvolvimento socioeconômico, pretende-se atender os seguintes princípios:

I - assegurar ao cidadão o pleno exercício do direito de locomoção;

II - priorizar ações à defesa da vida, incluindo a preservação da saúde e do meio ambiente; e

III - incentivar o estudo e a pesquisa orientada para a segurança, fluidez, conforto e educação para o trânsito.

Como os acidentes no trânsito constituem uma das maiores causas de mortes no Brasil e no mundo, todas as ações propostas pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) focam em educação, engenharia e esforço legal (3 Es) e visam orientar o alinhamento dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) nos quesitos mobilidade urbana, convivência pacífica entre motoristas, pedestres, ciclistas, motociclistas, entre outros aspectos que contribuem para a reflexão e adoção de comportamentos mais gentis e seguros no trânsito.

A Resolução Contran nº 871, de 13 de setembro de 2021, estabeleceu o tema, a mensagem e o cronograma da campanha educativa de trânsito para o exercício de 2020, sendo escolhido o tema: "Juntos Salvamos Vidas", que também está sendo adotado pelo Movimento do Maio Amarelo 2022.

Justifica-se, portanto, toda união de esforços implementada pelo órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, Ongs, Sociedade em geral, coordenados pela Senatran e apoiada por seus parceiros, visando a redução do número de mortes e lesões no trânsito e dando ênfase em salvar vidas.