No discurso Lula chora por diploma universitário. Veja na íntegra
Começa às 14h (horário de Brasília) desta segunda-feira (12) o rito de diplomação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB), presidente e vice-presidente eleitos, respectivamente. O evento ocorre no plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. Esse é um rito previsto no Código Eleitoral e que marca o fim do processo eleitoral — e antecede a posse. Ao receber os “diplomas”, os políticos estarão habilitados para exercerem os cargos a que foram eleitos.

A diplomação também certifica a escolha da população nas urnas, mantendo-se apenas após o encerramento de prazos de contestação e aprovação das contas da campanha, por exemplo.
Desde 1946, o TSE expediu esses documentos para os eleitos — desde então, isso só não aconteceu durante a Ditadura Civil-Militar.
A diplomação só ocorre após o fim dos prazos de questionamento e de processamento do resultado da votação. Na terça-feira (6), a Corte Eleitoral assumiu as contas da chapa que venceram a corrida presidencial. Sem essa confirmação, por exemplo, Lula e Alckmin não poderiam exercer as cargas a que foram eleitos em 2022.
As diplomações de senadores e governadores ficam a cargo dos Tribunais Regionais Eleitorais, e, segundo o TSE, estão marcadas para acontecer entre os dias 12 e 21 de dezembro.
O perímetro bloqueado ao redor do prédio da Corte será projetado e a segurança será reforçada. O TSE havia informado anteriormente que estava confirmado a presença de pelo menos 130 convidados. O esquema de segurança está sendo montado pela equipe do presidente e vice-presidente eleitos.
Posse
No dia 1° de janeiro, aceitei a posse dos novos presidente e vice-presidente da República, em Brasília.
Nesta cerimônia tradicional, o chefe do Estado eleito subirá à rampa do Palácio do Planalto e receberá a faixa do atual mandatário. Hamilton Mourão defendeu que Bolsonaro passe a faixa para Lula.
A equipa do petista, liderada por Janja, planeia um evento com a presença de mais de 300 mil pessoas, que contará com espectáculos de diversos artistas nacionais.
Discurso na íntegra do Presidente eleito e agora diplomado Luis Inácio Lula da Silva:
Em primeiro lugar, quero agradecer ao povo brasileiro, pela honra de presidir pela terceira vez o Brasil.
Na minha primeira diplomação, em 2002, lembrei-me da ousadia do povo brasileiro em conceder – para tantas vezes questionado por não ter diploma universitário – o diploma de presidente da República.
Reafirmo hoje que farei todos os esforços para, juntamente com meu vice Geraldo Alckmin, cumprir o compromisso que assumi não apenas durante a campanha, mas ao longo de toda uma vida: fazer do Brasil um país mais desenvolvido e mais justo, com a garantia de e qualidade de vida para todos os brasileiros, sobretudo os mais necessitados.
Quero dizer que muito mais que a cerimônia de diplomação de um presidente eleito, esta é a celebração da democracia.
Poucas vezes na história recente deste país a democracia esteve tão ameaçada.
Poucas vezes na nossa história a vontade popular