Lula diz que pessoas com transtornos mentais têm “desequilíbrio de parafuso”
Lula diz que pessoas com transtornos mentais têm “desequilíbrio de parafuso” Fala foi feita durante uma reunião em Brasília com ministros e governadores, para tratar de ações para prevenir a violência nas escolas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta terça-feira (18), que as pessoas que possuem apresentam problemas como “desequilíbrio de parafuso”.
A fala foi dita durante uma reunião em Brasília com ministros e governadores, para tratar de ações para prevenir a violência nas escolas.
“A OMS sempre afirmou que na humanidade deve haver 15% de pessoas com algum problema de deficiência mental. Se esse número é verdadeiro, e você pega o Brasil com 220 milhões de habitantes, significa que temos quase 30 milhões de pessoas com problema de semblante de parafuso. Pode uma hora acontecer uma desgraça”, disse o presidente.
A Associação Mãos de Mães de Pessoas com Esquizofrenia (AMME) manifestou-se sobre a fala do presidente, dizendo que se trata de uma afirmação “capacitista e desrespeitosa”.
“Fala capacitista vinda do Presidente da República, Luis Inácio – Lula. Além desta fala totalmente desrespeitosa para com os que tem transtornos mentais ainda complementam de que são violentos. Você vai se calar diante disso ou vai dizer que foi só uma brincadeirinha?”, disse a instituição através de sua página no Instagram.
Cenário Mundial
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), através do Relatório Mundial sobre a Saúde Mental, cerca de um bilhão de pessoas do planeta sofrem com algum tipo de transtorno mental. 14% desse número são adolescentes.
A OMS afirmou que pessoas que convivem com pacientes ansiosas esperam de vida entre 10 e 20 anos a menos do que a população em geral.
Já durante o primeiro ano da pandemia de Covid-19, o número de pessoas que sofrem de depressão e ansiedade aumentou 25% em todo o mundo.