Lula toma posse neste domingo

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e os 27 governadores de estados e do Distrito Federal tomam posse neste domingo (1º).

Lula toma posse neste domingo

Lula toma posse neste domingo; saiba tudo sobre a cerimônia e os shows no centro de Brasília

Lula e Alckmin são empossados no Congresso; faixa presidencial será entregue no Planalto, onde também haverá discurso. Programação prevê ainda jantar no Itamaraty; ao longo do dia, festival reúne mais de 40 artistas na Esplanada – segurança na área será reforçada.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) fizeram o juramento de compromisso constitucional para serem empossados presidente e vice-presidente da República em sessão solene do Congresso Nacional.

“Manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”, declarou Lula.

Autoridades começam a chegar para cerimônia de posse presidencial

Autoridades e convidados começam a chegar no Congresso para a cerimônia da posse presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Brasília.

Representantes de outros países, dentre eles o ex-presidente uruguaio Pepe Mujica, já estão presentes. O ministro da Fazenda no novo governo, Fernanda Haddad, e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes também já chegaram ao Congresso.

Os governadores e outros políticos aliados a Lula devem comparecer, enquanto outros que estão na oposição confirmaram sua ausência, dentre eles o governador mineiro Romeu Zema (Novo).

Chefes de Estado e de governo ficarão no Anexo 1 do Senado Federal, enquanto outras autoridades e convidados devem ficar no Salão Branco do Congresso.

A chegada de autoridades deve ocorrer até 14h30, horário no qual está prevista a chegada de Lula (PT) e seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), e a saída do cortejo da Catedral Metropolitana até o Congresso Nacional.

O roteiro da posse

O roteiro formal da posse começa às 14h20 deste domingo, na Catedral, e termina após as 18h em uma recepção para as delegações estrangeiras no Itamaraty. Veja abaixo o cronograma previsto:

14h: Lula e Alckmin se deslocam rumo à Esplanada dos Ministérios

14h20: presidente e vice eleitos chegam à Catedral Metropolitana de Brasília, já na Esplanada

14h30: Lula e Alckmin desfilam, acompanhados das mulheres, pela Esplanada dos Ministérios até o Congresso Nacional

14h40: Lula, Janja, Geraldo Alckmin e Lu Alckmin chegam ao Congresso Nacional

15h: sessão solene de posse no Congresso, com duração prevista de 50 minutos

16h05: presidente e vice recebem honras militares e acompanham a execução do Hino Nacional na saída do Congresso

16h20: Lula e Alckmin chegam ao Palácio do Planalto, onde sobem a rampa. Lula recebe a faixa presidencial e discursa no Parlatório. Em seguida, o presidente dá posse a ministros e pode assinar os primeiros atos

18h: Jantar com autoridades estrangeiras no Palácio Itamaraty, sede do Palácio das Relações Exteriores.